Joffre Mozart Parada

Área de identidad

Tipo de entidad

Persona

Forma autorizada del nombre

Joffre Mozart Parada

Forma(s) paralela(s) de nombre

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

Otra(s) forma(s) de nombre

Identificadores para instituciones

Área de descripción

Fechas de existencia

☆ 18-12-1924 † 09-12-1976

Historia

Jofre Mozart Parada nasceu em Vianópolis (GO) em 18 de dezembro de 1924. Formado em engenharia de Minas de Metalurgia e Civil em 1949, foi professor e fundador da Escola de Engenharia do Brasil Central (EEBC), atualmente incorporada à Universidade Federal de Goiás. Em 1955, quando Juscelino nem tinha sido eleito presidente, soube da promessa do candidato de que iria transferir a capital para o Planalto Central e não pensou duas vezes. Mudou-se para Luziânia na expectativa de participar desse momento histórico. Ali começou a fazer parte da Comissão de Cooperação para a Mudança da Capital Federal, então dirigida pelo Dr. Altamiro de Moura Pacheco com o total apoio do Governador de Goiás, Juca Ludovico.

Engenheiro encarregado dos serviços técnicos da Comissão de Cooperação fica encarregado da tarefa de esquadrilhar fotografias aéreas da empresa Geofoto. A ideia é delimitar os limites das fazendas dentro do perímetro do novo Distrito Federal. Sua missão era visitar todas as fazendas dentro do perímetro escolhido para ser o Distrito Federal, fixar os limites de cada uma, criando condições para que os proprietários tirassem a escritura das terras, dando início à desapropriação, inicialmente feita pelo Estado de Goiás.

Em abril de 1957 foi convidado por Bernardo Sayão, então um dos Diretores da Novacap, a trabalhar como seu assistente, tornando-se o engenheiro-chefe da Divisão de Topografia Urbana da Novacap. Braço direito de Sayão, não desgrudava da régua de cálculo, ficando conhecido como o “homem da régua”.

Entre 1958 e 1961 trabalhou como engenheiro-chefe da Divisão de Estudos e Projetos da Novacap, além de exercer, entre 1959 a 1960, o cargo de perito-avaliador em 185 processos de desapropriações amigáveis feitas pela comissão de Cooperação para Mudança da Capital Federal.

Com o fluxo grande de trabalhadores na região, o então prefeito de Brasília Israel Pinheiro nomea comissão para escolher um local onde fosse construída uma cidade provisória. Jofre Parada fazia parte da Comissão e coube a ele e equipe, após escolha do local, demarcar a estrutura urbana da Cidade Livre, além de assumir a condição de prefeito. Com a vitória do projeto do Plano Piloto por Lúcio Costa ficou encarregado de fazer a marcação do lugar, fincando a Estaca Zero no encontro do eixo rodoviário e monumental.

Após Lecionou na Universidade de Brasília (UnB), onde também coordenou o Instituto Central de Geociências. Faleceu em Brasília em 9 de dezembro de 1976.

Lugares

Estatuto jurídico

Funciones, ocupaciones y actividades

Mandatos/fuentes de autoridad

Estructura/genealogía interna

Contexto general

Área de relaciones

Área de puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Occupations

Área de control

Identificador de registro de autoridad

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación, revisión o eliminación

Cadastrado em 29-01-2024

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

  • Portapapeles

  • Exportar

  • EAC

Materias relacionadas

Lugares relacionados