Zona de identificação
tipo de entidade
Pessoa singular
Forma autorizada do nome
Le Corbusier
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
- Charles-Edouard Jeanneret-Gris
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1887-1965
Histórico
Celebrado como um dos grandes ícones do modernismo, Le Corbusier foi, junto com Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, um dos arquitetos mais emblemáticos do século XX. Conhecido por seu olhar crítico e obras icônicas, ele alterou o curso da história das artes, arquitetura e urbanismo.
Esse mestre da arquitetura brilhou também em outros segmentos. Atuando na área acadêmica e intelectual, aplicou o seu conhecimento em diversas artes. Assim, deixou seus pensamentos registrados em publicações, livros e artigos, fabulosos legados para quem o admira.
Seu ótimo desempenho como pintor e escultor rendeu a ele prêmios e reconhecimento. Sua arte replicava o seu ideal de arquitetura e design, pois utilizava estruturas e formas claras e rejeitava os ornamentos e cores, um conceito que ficou conhecido estilo internacional.
Ele ficou bastante conhecido por elaborar processos de construção racionalistas e funcionais. Com uma visão futurista, esse gênio foi um dos primeiros a antecipar a influência do automóvel no desenvolvimento das cidades.
Outro marco importante em sua vida foi a criação das Unités d’Habitation (unidades de habitação). Por meio desse tipo de construção, o profissional estabeleceu a dinâmica da vida urbana em um edifício de proporções imensas e com grande número de unidades.
Le corbusier revolucionou os conceitos de arquitetura e urbanismo com trabalhos que garantiam, além de funcionalidade, conforto. Além disso, seu estilo vanguardista e sua visão crítica sobre a sociedade renovaram as construções e projetos de todo o mundo.