Zone d'identification
Type d'entité
Personne
Forme autorisée du nom
Atahualpa Schmitz da Silva Prego
forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
- Atahualpa Schmitz da Silva Prego
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d’existence
Historique
Um dos primeiros engenheiros a desembarcar no terreno onde seria construída Brasília foi Atahualpa Schmitz da Silva Prego. Ele chegou ao Planalto Central em outubro de 1956 para viver uma grande aventura.
Morador do Rio de Janeiro e funcionário de uma companhia especializada em obras de terraplenagem e pavimentação, Atahualpa foi chamado à sede da empresa para ouvir uma proposta: embarcar para a futura capital no dia seguinte. O engenheiro topou e partiu para Goiânia com a esposa Nelly, com a tarefa de abrir a pista do aeroporto da nova capital.
Para a construção do aeroporto, a empresa montou um acampamento que mais tarde virou um bairro do Núcleo Bandeirante. Foi o próprio Atahualpa quem abriu o clarão para que os primeiros barracos fossem colocados em pé. Ele também ajudou a escavar o cascalho para a construção do Catetinho, a primeira sede do governo em Brasília.
Depois de concluída a pavimentação da pista do aeroporto, houve desentendimento entre o dono da empresa onde trabalhava e Israel Pinheiro, presidente da Novacap, a empresa pública que construiu Brasília. Atahualpa acabou sendo contratado pela Novacap e chegou a presidir a companhia por um curto período, durante a segunda metade de 1962.