- Person
- ☆ 24-08-1901 † 26-10-1981
Clóvis Coutinho da Motta foi um advogado, engenheiro e político brasileiro, que serviu como o 18.º vice-governador do Rio Grande do Norte entre 1966 e 1971.
Clóvis Coutinho da Motta foi um advogado, engenheiro e político brasileiro, que serviu como o 18.º vice-governador do Rio Grande do Norte entre 1966 e 1971.
Gustavo Corção foi um escritor, engenheiro, ensaísta e jornalista católico brasileiro, autor de diversos livros sobre política e conduta, além de um romance. Considerado uma das grandes personalidades do século XX no Brasil, foi um expoente no pensamento conservador brasileiro.
Jofre Mozart Parada nasceu em Vianópolis (GO) em 18 de dezembro de 1924. Formado em engenharia de Minas de Metalurgia e Civil em 1949, foi professor e fundador da Escola de Engenharia do Brasil Central (EEBC), atualmente incorporada à Universidade Federal de Goiás. Em 1955, quando Juscelino nem tinha sido eleito presidente, soube da promessa do candidato de que iria transferir a capital para o Planalto Central e não pensou duas vezes. Mudou-se para Luziânia na expectativa de participar desse momento histórico. Ali começou a fazer parte da Comissão de Cooperação para a Mudança da Capital Federal, então dirigida pelo Dr. Altamiro de Moura Pacheco com o total apoio do Governador de Goiás, Juca Ludovico.
Engenheiro encarregado dos serviços técnicos da Comissão de Cooperação fica encarregado da tarefa de esquadrilhar fotografias aéreas da empresa Geofoto. A ideia é delimitar os limites das fazendas dentro do perímetro do novo Distrito Federal. Sua missão era visitar todas as fazendas dentro do perímetro escolhido para ser o Distrito Federal, fixar os limites de cada uma, criando condições para que os proprietários tirassem a escritura das terras, dando início à desapropriação, inicialmente feita pelo Estado de Goiás.
Em abril de 1957 foi convidado por Bernardo Sayão, então um dos Diretores da Novacap, a trabalhar como seu assistente, tornando-se o engenheiro-chefe da Divisão de Topografia Urbana da Novacap. Braço direito de Sayão, não desgrudava da régua de cálculo, ficando conhecido como o “homem da régua”.
Entre 1958 e 1961 trabalhou como engenheiro-chefe da Divisão de Estudos e Projetos da Novacap, além de exercer, entre 1959 a 1960, o cargo de perito-avaliador em 185 processos de desapropriações amigáveis feitas pela comissão de Cooperação para Mudança da Capital Federal.
Com o fluxo grande de trabalhadores na região, o então prefeito de Brasília Israel Pinheiro nomea comissão para escolher um local onde fosse construída uma cidade provisória. Jofre Parada fazia parte da Comissão e coube a ele e equipe, após escolha do local, demarcar a estrutura urbana da Cidade Livre, além de assumir a condição de prefeito. Com a vitória do projeto do Plano Piloto por Lúcio Costa ficou encarregado de fazer a marcação do lugar, fincando a Estaca Zero no encontro do eixo rodoviário e monumental.
Após Lecionou na Universidade de Brasília (UnB), onde também coordenou o Instituto Central de Geociências. Faleceu em Brasília em 9 de dezembro de 1976.
Ingressou na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em Março de 1948 concluindo os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica em dezembro de 1952.
Iniciou sua vida profissional em 1951 como estagiário no escritório de seu professor no Mackenzie, Arthur Luiz Pitta, passando a Engenheiro - júnior quando formou-se e lá permaneceu até o fim de 1953, transferindo-se para a Sociedade Construtora Brasileira, inicialmente, como engenheiro projetista de estruturas, a seguir, engenheiro residente do Edifício Rio Negro, em Santos. Pela Construtora Pacheco Fernandes, Dantas Ltda. dirigiu, pessoalmente, as obras: Brasília Palace Hotel, Palácio do Planalto, Hotel Nacional, Edifício Alvorada, Edifício Casa de São Paulo, Escritório Sede da Novacap, fundações do Edifício Sede da CNI, etc. Em 1973 com a fundação do Escritório Técnico Arthur Luiz Pitta – ETALP - Engenheiros Associados passou a sócio. Neste escritório promoveu a abertura do setor de computação eletrônica (1967) e, posteriormente, (1978) o setor de recuperações estruturais tendo participado da recuperação, entre outras, das obras do: Conjunto Nacional, Edifício Grande Avenida, Ford do Brasil, Auto-Latina, General Motors, F.D.E. (mais de 150 escolas do estado), etc. Em Janeiro de 1998, desligando-se do ETALP, estabelece, em sociedade com seu filho, filha e nora, a " Favale e Associados, Engenharia e Arquitetura Ltda ".
Formado em Engenharia na Politécnica no Largo de São Francisco – atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro – era diretor técnico e sócio da Empresa de Construções Gerais – EGG, quando começou sua relação com a nova Capital do Brasil nos fins doa anos 50.
Integrou o grupo de amigos de Juscelino Kubitschek que viabilizou a construção do Catetinho, mas também teve seu nome envolvido na construção de outros importantes prédios da cidade como a Granja do Ipê, do prédio do Branco do Brasil e da SQS 108. Permaneceu em Brasília até 1964, quando retornou para a cidade do Rio de Janeiro.
O engenheiro, Roberto Magalhães Penna, trabalhou na construção do Catetinho, em Brasília.